Mas afinal, o que é Topografia?

o que é Topografia

Você sabe o que faz um topógrafo e em quê a Topografia é utilizada? Saiba tudo sobre a Topografia e fique por dentro de umas das principais áreas quando o assunto é a construção civil.

Confira Também: Sanding Arc 05 Pro vs Leica Flexline TS07 Quem Leva a Melhor?

Ao consultarmos um dicionário, encontramos a Topografia como a ciência que descreve e detalha um terreno. Ao pé da letra, diz assim: “modo de representação gráfico das particularidades e formas de um terreno, contendo seus acidentes naturais e artificiais”.

A palavra em si, Topografia, vem do grego, onde Topos significa lugar e graphein é igual a descrever.

Relaciona-se também com a cartografia, já que os processos analisados podem ser descritos por meio de mapas e cartas geográficas.

Este é o significado da palavra em si, mas na prática, é de conhecimento geral que a topografia é necessária para a execução de um bom projeto, afinal, é ela que vai fornecer os dados mais preciosos ao construtor.

A Topografia é de extrema importância para o desenvolvimento das cidades, já que é necessária para a implantação e acompanhamento de obras, como projetos viários, edificações e urbanizações.

O que é Topografia – História

Em tese, desde os primórdios da civilização a topografia é praticada, uma vez que desde então havia a necessidade de demarcar posições e espaços.

Métodos topográficos já eram utilizados por estas civilizações antigas, embora obsoletos, estes métodos possibilitaram a obtenção de dados que permitiram a criação de cartas e plantas.

Estas cartas eram usadas com uma finalidade que variava desde a geográfica até a militar. Hoje, podem ser consideradas documentos históricos.

Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, tornou-se possível medições mais elaboradas e com maior precisão, sendo possível a criação de projetos de alta complexidade.

Mas esta evolução precisa passar também pelos profissionais Topógrafos, que com todo avanço da tecnologia, precisa acompanhar adquirindo conhecimentos na área.

Para ser um Topógrafo é preciso realizar o curso profissionalizante, obter um registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agricultura) e adquirir conhecimentos em eletrônica, informática, cartografia, posicionamento por satélite e geodésia.

Confira também: Como escolher uma boa estação total?

O que é topografia – aplicação

De um modo geral a topografia é realizada com o objetivo de obter-se detalhes de construções, rodovias, relevos, limites entre terrenos, entre outras coisas.

Voltada para áreas menores, a topografia visa destrinchar uma área, minimizando ao máximo qualquer erro causado pela curvatura do planeta, isso porque, quanto maior a área representada, maiores são as possibilidades de deformação.

Por isso, as plantas topográficas são elaboradas usando uma escala de redução, que podem variar de acordo com o objetivo de cada projeto.

Em um desenvolvimento imobiliário, a Topografia tem aplicação em vários momentos, seja para desenvolver um projeto ou para compra do terreno.

A Topografia também é utilizada para subsidiar licenciamentos e registros junto aos órgãos públicos.

Quando a obra está sendo executada, ela serve de suporte em procedimentos como:

  • Demarcação do limite do terreno;
  • Locação de estacas;
  • Nivelamento de pisos e lajes;
  • Marcação das áreas de jardim;
  • Locação de nivelamento dos furos e sondagem.

Mas não para por aí. A Topografia também é utilizada na pós-obra, para o controle da estrutura construída e verificação de possíveis deslocamentos.

Na construção civil os levantamentos topográficos planimétricos e o planialtimétricos são os mais utilizados.

Considerado o mais simples, o levantamento planimétrico dimensiona as medidas do comprimento e largura do primeiro plano, deixando de lado dimensões como a altura, por exemplo.

Por isso, o levantamento planialtimétrico pode ser considerado mais completo, pois além de comprimento e largura, nele também são dimensionadas as diferenças de altura, inclinação e nivelamento do terreno.

O que é topografia – instrumentos utilizados

Para que a topografia seja realizada com a precisão necessária, existem hoje em dia no mercado, diversos aparelhos disponíveis. Os principais são:

  • Teodolito eletrônico – Equipamento utilizado para medir ângulos internos ou externos de uma poligonal, assim como os detalhes necessários;
  • Estação Total –  Também conhecido como Taqueômetro, este equipamento é capaz de medir com extrema exatidão ângulos verticais, horizontais e distâncias lineares. Conforme o modelo a ser utilizado, esta leitura pode ser feita com ou sem o uso do prisma.
  • Nível Topográfico – Também conhecido como nível óptico, o Nível Topográfico é utilizado para medir a diferença de nível entre 2 pontos em diferentes alturas, ou para mover as dimensões entre um ponto conhecido e outro desconhecido. Ou seja, ele é útil para realizar a nivelação do terreno.

Você sabia dessa informações? Conta para gente!

Confira também: Estação Total ou Nível Topográfico, qual o melhor?

Horizon - Instrumentos Topográficos

todos os autores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados.