Agrimensura e Topografia: entenda as principais diferenças

Agrimensura e Topografia

É verdade que estas duas atividades possuem certa proximidade, o que pode causar confusão na cabeça de muita gente que acredita se tratar da mesma coisa. Mas, entre Agrimensura e Topografia existem diferenças, entenda quais são!

Algumas das diferenças está nas especificidades de cada estudo, em que os resultados e os objetivos são diferentes.

A confusão se dá porque ambos os trabalhos realizam um serviço de medição.

Portanto, se você pretende contratar este tipo de serviço, é muito importante que saiba diferenciar a Agrimensura e a Topografia, para não errar na escolha, que dependerá do seu objetivo.

Se a escolha feita não for a opção correta, que atenda às suas necessidades, haverá perda de tempo, de dinheiro e sua expectativa será frustrada.

Conheça agora cada detalhe dos dois tipos de serviço.

Topografia

A Topografia é um tipo de estudo utilizado para descrever um terreno em detalhes, apontando as características dele e mensurando os relevos da região.

É um estudo muito antigo e essencial para diversos projetos, construções e obras. A Topografia caminhou junto à cartografia, que é o estudo dos mapas.

Desta forma, ao observar os mapas, a Topografia tornou- se necessária devido à necessidade de especificar as reais condições dos trajetos descritos nas cartas geográficas.

O estudo topográfico é a base para diferentes projetos, como:

  • Edificações;
  • Aeroportos;
  • Obras de saneamento básico;
  • Usinas hidrelétricas.

Para que tais projetos sejam executados, o primeiro passo é conhecer a área que se deseja utilizar.

Assim, é feito o estudo topográfico da região, que além de fazer parte do início de tudo, permanece presente durante o processo de construção, para que seja implementado da maneira correta.

A Topografia é um estudo técnico tendo como objeto de avaliação a superfície terrestre. Ele aponta os acidentes superficiais e naturais de determinada área.

Pode ser utilizada em processos jurídicos, mas sua principal função não é esta.

Então, tem como principal função a definição de regiões, aplicada a áreas menores. Assim, é possível definir o contornos, dimensões e posições relativas de uma localidade.

A avaliação pode ser feita, inclusive, no fundo do mar e no interior de minas.

Para isso, existem métodos e equipamentos específicos que garantem um perfeito resultado.

Agora, se o objetivo é a medição de áreas maiores, então utiliza-se técnicas da Geodésia.

Para quem não sabe o que é Geodésia, é um outro tipo de estudo, que determina a posição exata de pontos e regiões, além das variações do campo gravitacional.

Quando utilizar a Geodésia? Em trabalhos onde desprezar a curvatura da terra não é possível.

A grande diferença entre a Geodésia e a Topografia está aí. Geodésia é uma ciência que se baseia na trigonometria esférica, já a Topografia, na trigonometria plana.

Confira também: A importância da calibração dos equipamentos topográficos

Agrimensura

A Agrimensura utiliza os instrumentos da Topografia para atingir seus objetivos, no entanto, possui um conceito mais amplo.

Apesar de ser uma profissão antiga, só recentemente foi reconhecida no país.

O profissional desta área pode produzir:

  • Mapas e cartas para projetos;
  • Serviços e obras ambientais;
  • Locação de obras civis;
  • Projetos de assentamentos rurais e urbanos;
  • Demarcação de terras;
  • Georeferenciamento de áreas urbanas e rurais.

Além disso, um engenheiro agrimensor pode proceder vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos relativos a terrenos rurais e urbanos, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Portanto, a Topografia e a Agrimensura são atividades semelhantes, porém a Agrimensura é um serviço que engloba a Topografia, sendo mais ampla.

A tecnologia é peça chave no estudo da agrimensura, já que oferece maior precisão ao trabalho realizado. Os drones, por exemplo, são muito utilizados.

Ao contrário da Topografia, a Agrimensura tem como objeto principal uma causa jurídica, que é a relação entre propriedade e território.

Por meio dela, é possível representar e determinar os limites legais das propriedades.

Por isso, o Código de Processo Civil define o engenheiro agrimensor como o profissional capacitado para solucionar as questões que envolvem propriedades imobiliárias.

Portanto, se o que você precisa é de um levantamento com responsabilidade técnica, legal ou topográfica, o profissional indicado será o agrimensor;

Já se você precisa somente do levantamento topográfico, então o profissional indicado será o topógrafo.

Confira também: Conheça os principais equipamentos topográficos e suas funções

Horizon - Instrumentos Topográficos

todos os autores